Entrar

Fechar

Resetar Senha

Digite seu e-mail para que possamos lhe enviar um link para resetar a sua senha.

Cadastre-se

privataria

Significado

Privataria é um neologismo que mescla as palavras privatização e pirataria e foi utilizado inicialmente para descrever o processo de privatizações de empresas estatais iniciado pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995–2002).

Exemplos
  • 1. "A privataria tucana é notícia na imprensa internacional"

    Portal Linha Direta
  • 2. "Ela tenta argumentar que o termo "petralha" é tão prejudicial para o embate de ideias como é "privataria" no caso do governo Fernando Henrique Cardoso, por exemplo."

    Rogério Waldrigues Galindo
  • 3. "Os epítetos "petralhas" e "privataria" se igualam na estupidez reducionista. São ofensas desqualificadoras que nada acrescentam ao debate. "

    Miriam Leitão
  • 4. "Durante o tucanato converteram-se papéis podres de dívidas da União em moeda corrente, juntaram-se financiamentos do BNDES, dinheiro dos fundos de pensão estatais, e torrou-se o patrimônio do Viúva na festa da privataria"

    Elio Gaspari
  • 5. "A privataria tucana patrocinava grandes tacadas iniciais, a petista move-se suavemente nas mudanças dos contratos. "

    Elio Gaspari
  • 6. "As entidades dirão que "o Brasil de Lula e Dilma" é melhor do que o "da privataria e das políticas neoliberais", referindo-se à gestão tucana de FHC.

    Painel

Relacionadas

Outros termos:

+termos no Especial Eleições 2014

Citações

+citações no Especial Eleições 2014
dê a sua opinião