mídia ninja
Significado
NINJA: Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Grupo de mídia que funciona como uma alternativa à impressa tradicional e cuja atuação é conhecida pelo ativismo sociopolítico. Suas transmissões são feitas por meio de fluxo de vídeo em tempo real, utilizando câmeras de celular e redes sociais.
Exemplos1. "Na cobertura das manifestações a Mídia Ninja conseguiu ficar bem próxima dos jovens que protestavam e dos policiais que, eventualmente, os reprimiam"
Fernando Gabeira2. "Em nova entrevista de TV, os jovens da Mídia Ninja deram a entender que há uma crise na imprensa clássica e eles representam uma verdadeira alternativa a ela, no futuro"
Fernando Gabeira3. "A primeira condição de crowdfunding, em jornalismo, é a alta qualidade do material produzido, o que a Mídia Ninja não pode oferecer, pelas circunstâncias da cobertura e pelo precário domínio técnico"
Fernando Gabeira4. "(...) não vejo o mundo dividido entre "mídia clássica" de um lado e "mídia ninja" de outro, como se a existência do modelo tradicional de jornalismo estivesse ameaçada pela emergência do jornalismo participativo."
Cora Rónai5. "Na web, todo cidadão pode ser, em tese, fornecedor de notícias. O mérito da Mídia Ninja é reunir alguns desses cidadãos num projeto comum, oferecendo-lhes o canal para chegar ao público; é juntar debaixo do mesmo teto virtual fabricantes de conteúdo que, antes, se espalhavam pelas mídias sociais, dando-lhes, de quebra, a oportunidade de mostrarem o que veem em tempo real."
Cora Rónai
Relacionadas
Outros termos:
lulo-dilmista
Refere-se aos simpatizantes e/ou apoiadores (...) veja o significado completo
cassar
Impedir a realização ou a continuidade de (...) veja o significado completo
crime de colarinho branco
Ato delitoso cometido, geralmente, sem (...) veja o significado completo
Aécio Never
Referência pejorativa ao candidato do PSDB (...) veja o significado completo
colégio eleitoral
Conjunto formado pelos eleitores de (...) veja o significado completo
Citações
"Em política, o que parece é."
Francisco Sá Carneiro